sábado, 21 de maio de 2011

ENTREVISTA À UM ENGENHEIRO .


Atividade 1

·         ENTREVISTADO
HILDO BENZI FORMADO EM ENGENHARIA CIVIL
ENTREVISTA FEITA NO DIA 21/04/2011 ÀS 15 HORAS.
Perguntas ao Entrevistado:
(01) Você acha que a profissão de Engenharia Civil, pode ser promissora daqui a uns 10 anos?
(02)
Quais as desvantagens dessa profissão?
(03)
Você conseguiu se identificar com essa profissão na teoria feita na sala de aula ou nos estágios?


Transcrição da Entrevista:

 (1) É não só daqui a uns dez anos como sempre né?A profissão de engenharia civil é uma das mais promissoras que existe no mercado (...) porque o Brasil está em franco franco expansão e e e eu tenho certeza que mais profissionais nessa área vão ser ne necessários (...) o mercado atual ele não supre a a a ele não quer dizer a demanda de de emprego é muito grande , e a gente não tantos profissionais qualificados para preencher as vagas .
(2) Olha uma das desvantagens que eu vejo dessa profissão é o fato da pessoa não não ter uma competitividade com as grandes construtoras (...) porque quando você se forma, você ainda não tem aquela aquela visão concreta do que é o trabalho em si , você ainda não ta cem por cento em condição de disputar com essas grandes empresas , então pra pessoa disputar com elas é necessário que você (...) esteja com o um um um bastante afinco pra podeer  (...) pra poder  você conseguir fazer um um um grande feito , um grande bem pra pra (...) que você evolua constantemente .
(3) É É (...) a teoria é aquela coisa bonita (...) mais o que realmente me fez ser um um uma pessoa um engenheiro civil , foi realmente os estágios né ? Eu eu acho que (...) que os estágios são são devem ser obrigatórios pra todos os alunos e a carga horária mmuito  grande né ? Tem que ser algo assim em torno de (...) de um pra mim todo desde o primeiro semestre até o último semestre que o candidato a engenheiro civil deveria passar por por várias (...) por vários estágios  pro pra conhecer toda a a profissão em si , porque temos bas bastante ramos na na engenharia (...) bas bastante áreas né ? a ser seguidas pelos alunos (..) pelos futuros engenheiros civis .

Retextualização da transcrição acima:

(01) Não só daqui há 10 anos como sempre será promissora não é? A engenharia civil é uma das profissões mais promissora que existe no mercado, pois o Brasil está em franca expansão e tenho certeza que mais profissionais serão necessários nesta área. O mercado atual não supre a demanda de emprego existente, e não temos tantos profissionais qualificados para preencher essas vagas.
(02) Olha, uma das desvantagens dessa profissão é o fato de apenas uma pessoa, sozinha, não ter competitividade com grandes construtoras porque quando você se forma, ainda não tem aquela visão concreta do que é o trabalho em si, você ainda não está preparado para disputar espaço com grandes empresas. Então, para disputar com elas (empresas) é necessário que você esteja com bastante afinco para poder conseguir um grande feito para que você evolua constantemente.
(03) É... A teoria é uma coisa bonita, mas o que realmente me fez ser um engenheiro civil foram os estágios. Acho que os estágios devem ser obrigatórios para todos os alunos e com uma carga horária grande. Deveria ser algo desde o primeiro semestre até o último para que o candidato a engenheiro civil passe por vários estágios para conhecer todas as áreas da profissão em si, pois existem vários ramos na engenharia para serem seguidas pelos alunos e futuros engenheiros.

Artigo de Opinião sobre a Entrevista feita e o Curso.
Achamos a entrevista muito importante pelo fato de sermos primeiro semestre tendo, portanto, algumas dúvidas sobre o futuro. O engenheiro Hildo Benzi nos trouxe algumas dicas sobre  futuro, estágio e trabalho, que são, sem dúvidas, tópicos cruciais para qualquer estudante de Engenharia. Engenharia civil é uma área bastante importante para a sociedade, tão importante quanto à medicina, por exemplo, pois trata de muitas vidas e pessoas. Além disso, esta é uma área em ascensão no Brasil e no mundo, já que temos poucos engenheiros altamente qualificados no mercado de trabalho atual e temos muito a ser construído principalmente no Brasil, onde ocorrerão eventos importantes em poucos anos.
PERGUNTAS DA ATIVIDADE 1:

(01) Ao retextualizar a entrevista, verificou-se muitas diferenças entre as duas modalidades da língua? Justifique sua resposta.
R= Não houve tanta diferença, só o uso exagerado de prolongamento de palavras e as repetições delas.
(02) No artigo de opinião, apontem um tipo textual usado e forneça um trecho que o identifique.
 
R= Está explícito no artigo de opinião, o tipo textual argumentativo-dissertativo, onde é apresentado quando o nosso ponto de vista é bastante defendido e sustentamos essa idéia com argumentos próprios.” Achamos a entrevista muito importante pelo fato de sermos primeiro semestre tendo, portanto, algumas dúvidas sobre o futuro. O engenheiro Hildo Benzi nos trouxe algumas dicas sobre futuro, estágio e trabalho, que são, sem dúvidas, tópicos cruciais para qualquer estudante de Engenharia. ”

Um comentário:

  1. Comunico a quem possa interessar que houve um erro na transcrição desta entrevista.

    O entrevistado NÃO FUI EU, Hildo Benzi, e sim o meu pai, que me ditou a entrevista.

    Não foi possivel realizar a alteração pois a senha deste site foi perdida e o Google nada pôde fazer.

    Maiores esclarecimentos favor entrar em contato pelo meu facebook ou e-mail, muito grato.

    ResponderExcluir